segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Sequência Didática Branca de Neve



TURMA 3° ANO
PROFESSORA: EDMARA BRONZEADO DA SILVA


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Sistematização de ações

         No terceiro ano do ciclo de alfabetização, espera-se que a criança tenha adquirido uma série de direitos de aprendizagem, assim como, ter se apropriado de variados conhecimentos que precisam ser ampliados e consolidados de forma organizada e sistematizada, por meio de sequência didática para que se constitua um diferencial pedagógico.

Tema: Branca de Neve
Duração: 20h00min
Data: 14 a 18 de julho de 2014

Objetivos:

·         Analisar a adequação dos alunos quanto à interpretação do texto, levando em conta o contexto em que estão inseridos;
·         Resolver situações-problema envolvendo contagem, agrupamento, subtração e adição;
·         Ampliar o vocabulário dos educando através da leitura de palavras e imagens;
·         Levar os alunos a associar a palavra escrita e o objeto por ela representado;
·         Proporcionar a interação e instigar a busca pela pesquisa, a fim de conhecer coisas novas.
·         Identificar os números em diferentes contextos e funções;
·         Identificar, na vida cotidiana, as noções de anterioridade, simultaneidade e posterioridade;
·         Identificar tipos de trabalhos e de trabalhadores responsáveis pelo sustento de outros grupos de convívio;
·         Apreciar e compreender textos do universo literário;
·         Aprender a seriar, organizar e classificar informações;
·         Reconhecer a relação sociedade e natureza;


Áreas do conhecimento abordadas:

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Geografia, História.

Conteúdos relacionados:

·         Gênero textual: conto de fada;
·         Número de sílabas;
·         Significado das palavras;
·         Representação gráfica;
·         Uso do dicionário;
·         Tipos de trabalho e de trabalhadores;
·         Os sentidos;
·         Relação sociedade Natureza;
·         Sistema de Numeração decimal;
·         Adição e subtração.

SEQUENCIALIDADE DE AÇÕES:

Procedimentos didáticos:

1º Encontro:

          Será realizada a leitura deleite do livro: Branca de Neve da editora ciranda cultural, onde serão explorados: as características do gênero conto, a ilustração do livro e o vocabulário do texto, um jogo da memoria, um boliche dos anões e a contagem numérica de personagens e elementos da paisagem exposta no livro.


2º Encontro:

         Os alunos receberão a visita da “Branca de Neve” (representada pela professora) que contará sua versão sobre sua própria história e fará varias perguntas sobre o livro aos discentes, após esse momento os alunos com a mediação da professora produzirão um gráfico de personagens e um cartaz substituindo algumas palavras por imagens representativas.


3º Encontro:

         Iniciará com a leitura de mais uma versão do conto de Branca de Neve, pesquisar no dicionário palavras do vocabulário do livro de Branca de neve e posteriormente colorir um desenho da Branca de neve com os 7anões.
 
4º Encontro:

          Será realizado um questionário envolvendo todas as disciplinas e a execução do jogo “ganhei 100 anões  primeiro” após a apropriação das regras.





5º Encontro:
          Primeiramente será exibida uma versão em desenho da Branca de neve, após será executado o jogo: qual o número da casa do caçador?  Onde cada aluno receberá um pequeno quadro numérico e através de dicas fornecidas pela professora encontrarão o número certo. Posteriormente será construído coletivamente pelos alunos um resumo do livro e desenhos dos personagens, por fim saborearemos um bolo recheado com maçãs cortado e dividido pelos alunos de forma que todos possam provar do doce. 


Recursos didáticos:

·         Livro de literatura infantil: Branca de Neve;
·         Fantasia de Branca de Neve;
·         Quadro branco;
·         Garrafinhas plásticas e uma bola pequena personalizadas com anões;
·         Imagens dos personagens do conto de branca de neve;
·         Jogo da memoria;
·         Palitos coloridos personalizados com anões, ligas, pote de plástico;
·         Xerox de quadro numérico;
·         DVD do desenho de branca de Neve;
·         Dicionário;
·         Cartaz.


Produto final:

·         Avaliação diagnóstica e contínua, baseada na observação;
·         Apresentação de cartaz e gráfico de personagens;
·         Exercício de verificação da aprendizagem;
·         Apresentação de resumo do conto trabalhado.
 



Para acessar a sequência na íntegra, acesse: https://docs.google.com/file/d/0B2mqFhAcWT2IT2owdkhkUjJkMlE/edit

Nenhum comentário:

Postar um comentário