TURMA 3° ANO
PROFESSORA: EDMARA
BRONZEADO DA SILVA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Sistematização de ações
No
terceiro ano do ciclo de alfabetização, espera-se que a criança tenha adquirido
uma série de direitos de aprendizagem, assim como, ter se apropriado de
variados conhecimentos que precisam ser ampliados e consolidados de forma
organizada e sistematizada, por meio de sequência didática para que se
constitua um diferencial pedagógico.
Tema: Branca de Neve
Duração: 20h00min
Data: 14 a 18 de julho de 2014
Objetivos:
·
Analisar a adequação
dos alunos quanto à interpretação do texto, levando em conta o contexto em que
estão inseridos;
·
Resolver
situações-problema envolvendo contagem, agrupamento, subtração e adição;
·
Ampliar o
vocabulário dos educando através da leitura de palavras e imagens;
·
Levar os alunos a
associar a palavra escrita e o objeto por ela representado;
·
Proporcionar a
interação e instigar a busca pela pesquisa, a fim de conhecer coisas novas.
·
Identificar os
números em diferentes contextos e funções;
·
Identificar, na vida
cotidiana, as noções de anterioridade, simultaneidade e posterioridade;
·
Identificar tipos de
trabalhos e de trabalhadores responsáveis pelo sustento de outros grupos de
convívio;
·
Apreciar e
compreender textos do universo literário;
·
Aprender a seriar,
organizar e classificar informações;
·
Reconhecer a relação
sociedade e natureza;
Áreas do conhecimento
abordadas:
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências
Naturais, Geografia, História.
Conteúdos relacionados:
·
Gênero textual:
conto de fada;
·
Número de sílabas;
·
Significado das
palavras;
·
Representação
gráfica;
·
Uso do dicionário;
·
Tipos de trabalho e
de trabalhadores;
·
Os sentidos;
·
Relação sociedade
Natureza;
·
Sistema de Numeração
decimal;
·
Adição e subtração.
SEQUENCIALIDADE
DE AÇÕES:
Procedimentos didáticos:
1º Encontro:
Será realizada a
leitura deleite do livro: Branca de Neve da editora ciranda cultural, onde serão
explorados: as características do gênero conto, a ilustração do livro e o
vocabulário do texto, um jogo da memoria, um boliche dos anões e a contagem
numérica de personagens e elementos da paisagem exposta no livro.
2º
Encontro:
Os
alunos receberão a visita da “Branca de Neve” (representada pela professora)
que contará sua versão sobre sua própria história e fará varias perguntas sobre
o livro aos discentes, após esse momento os alunos com a mediação da professora
produzirão um gráfico de personagens e um cartaz substituindo algumas palavras
por imagens representativas.
3º Encontro:
Iniciará
com a leitura de mais uma versão do conto de Branca de Neve,
pesquisar no dicionário palavras do vocabulário do livro de Branca de neve e
posteriormente colorir um desenho da Branca de neve com os 7anões.
4º Encontro:
Será realizado um questionário envolvendo todas
as disciplinas e a execução do jogo “ganhei 100 anões primeiro” após
a apropriação das regras.
5º Encontro:
Primeiramente será exibida uma versão em
desenho da Branca de neve, após será executado o jogo: qual o número da casa do caçador?
Onde cada aluno receberá um pequeno quadro numérico e através de
dicas fornecidas pela professora encontrarão o número certo. Posteriormente
será construído coletivamente pelos alunos um resumo do livro e desenhos dos
personagens, por fim saborearemos um bolo recheado com maçãs cortado e dividido
pelos alunos de forma que todos possam provar do doce.
Recursos didáticos:
·
Livro de literatura
infantil: Branca de Neve;
·
Fantasia de Branca
de Neve;
·
Quadro branco;
·
Garrafinhas
plásticas e uma bola pequena personalizadas com anões;
·
Imagens dos
personagens do conto de branca de neve;
·
Jogo da memoria;
·
Palitos coloridos
personalizados com anões, ligas, pote de plástico;
·
Xerox de quadro
numérico;
·
DVD do desenho de
branca de Neve;
·
Dicionário;
·
Cartaz.
Produto final:
·
Avaliação
diagnóstica e contínua, baseada na observação;
·
Apresentação de
cartaz e gráfico de personagens;
·
Exercício de
verificação da aprendizagem;
·
Apresentação de resumo
do conto trabalhado.
Para acessar a sequência na íntegra, acesse: https://docs.google.com/file/d/0B2mqFhAcWT2IT2owdkhkUjJkMlE/edit
Nenhum comentário:
Postar um comentário