segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Sequência Didática Poemas Problemas



TURMA 3° ANO
PROFESSORA: EDMARA BRONZEADO DA SILVA


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Sistematização de ações

        
O livro Poemas Problemas trás diversos problemas representados em forma de poemas. Isso propõe um aprendizado mais divertido e lúdico, apropriado para os alunos dos anos iniciais da alfabetização. São vários os poemas/problemas abordados pela obra, proporcionando ao professor desenvolver diversas atividades em áreas diversas do conhecimento. O foco mesmo da obra é disciplina matemática, pois todo poema traz em si um problema que apelam para o raciocínio lógico dos alunos de forma divertida.

Tema: Poemas Problemas
Duração: 20h00min
Data:

Objetivos:

·         Analisar a adequação dos alunos quanto à interpretação do texto, levando em conta o contexto em que estão inseridos;
·         Resolver situações-problema envolvendo situações do campo aditivo e multiplicativo;
·         Ampliar o vocabulário dos alunos com novas palavras;
·         Diferenciar o gênero poema dos demais gêneros textuais;
·         Levar os alunos a grafarem corretamente palavras contendo dígrafos;
·         Proporcionar o conhecimento  de medidas de tempo;
·         Trabalhar a representação de figuras geométricas;
·         Reconhecer o sistema numérico e sua representação;
·         Favorecer a noção de tempo e espaço, assim como os meios de locomoção humana;
·         Pontuar elementos da cultura social;
·         Conhecer os animais e seus habitats;
·         Representar figuras pictóricas.

Áreas do conhecimento abordadas:

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Geografia, História e arte.

Conteúdos relacionados:

·         Gênero textual: poema;
·         Vocabulário;
·         Interpretação textual;
·         Dígrafos;
·         Medidas de tempo;
·         Geometria;
·         Situações do campo aditivo e multiplicativo;
·         Sistema numérico;
·         Noções de espaço;
·         Tipos de moradias;
·         Localização;
·         Noções de tempo;
·         Cultura e sociedade;
·         Animais e seus habitats;
·         Representação pictórica.

SEQUENCIALIDADE DE AÇÕES:

Procedimentos didáticos:

1º Encontro:

          No primeiro encontro será feita uma leitura compartilhada com o estudo do vocabulário utilizando o dicionário para conhecer os significados das palavras. Em seguida será feita uma “leitura associativa”, onde um cartaz será fixado no quadro e os alunos vão ter que sortear uma ficha contendo um texto que pode pertencer a qualquer gênero textual. O objetivo da atividade será os alunos reconhecerem os gêneros textuais e fixarem os que pertencerem ao gênero poema no cartaz fixado no quadro.

2º Encontro:

         Aproveitando as fichas de textos do encontro anterior, estas serão sorteadas para os alunos, onde cada um terá que fazer a leitura de seu texto destacando as palavras que contenham dígrafos. Em seguida, os alunos resolverão o problema da TATUAGEM presente na página 10 do livro. Logo após, os alunos ganharão um chiclete que contém tatuagem, onde aquele que encontrar a tatuagem do dragão representado no poema, terá direito a mais 3 chicletes.

3º Encontro:

         A atividade começará com a fixação de um cartaz contendo a imagem dos três lugares característicos de vivência dos animais, sendo ESPAÇO AQUÁTICO, ESPAÇO TERRESTRE e ESPAÇO AÉREO. Sendo assim, os alunos irão sorteando as figuras dos animais e colando no cartaz, em seu espaço apropriado. Como tarefa para casa, os alunos terão que fazer um levantamento de alguns dados do seu bairro, tais como: o que tem no bairro? Qual o ponto comercial mais próximo de sua residência? Quais os tipos de moradias existentes no seu bairro?

4º Encontro:

          Antes de da inicio a uma nova atividade, os alunos terão que apresentar os resultados da pesquisa proposta no dia anterior como atividade de casa. Posteriormente, será utilizado o problema MEU AQUÁRIO, do livro Poemas Problemas, onde os alunos receberão a figura de uma aquário impressa numa folha de ofício, em seguida terão que pescar os peixes para coar no seu aquário. Feito esta atividade, os alunos passarão para a página 6 do livro para resolver o problema BICHARADA MACHUCADA, em que eles receberão o desenho de um sapo e de um macaco e vão ter que colar curativos nas feridas dos bichos e, por fim, responderem quantos curativos foram utilizados.

5º Encontro:

          Os alunos terão que desenhar o relógio representado no problema QUE HORAS SÃO?, do livro Poemas Problemas. Em seguida vão desenhando seguindo a orientação do poema para, por fim, dizerem que horas o relógio está marcando. Como culminância da sequência didática, será produzido o jogo JOGANDO DADOS, em que os alunos vão avançando casas através dos resultados obtidos no lançamento dos dados. O objetivo do jogo será chegar na caixa de bombons. O aluno que vencer terá como requisito para faturar o prêmio fazer a leitura de um bilhete, onde está escrito que o mesmo terá que dividir os bombons com seus colegas.
                         

Recursos didáticos:

·         Livro de literatura infantil: Poemas Problemas;
·         Quadro branco;
·         Imagens dos personagens do livro;
·         Jogo Jogando o dados;
·         Caixa de textos;
·         Folhas de ofício;
·         Figuras geométricas;
·         Vara de pescar;
·         Dicionário;
·         Cartaz.


Produto final:

·         Avaliação diagnóstica e contínua, baseada na observação;
·         Apresentação do levantamento dos dados do bairro;
·         Resolução de problemas matemáticos;
·         Execução do jogo Jogando os dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário