TURMA 3° ANO
PROFESSORA: EDMARA
BRONZEADO DA SILVA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Sistematização de ações
O livro Poemas Problemas trás diversos
problemas representados em forma de poemas. Isso propõe um aprendizado mais
divertido e lúdico, apropriado para os alunos dos anos iniciais da
alfabetização. São vários os poemas/problemas abordados pela obra,
proporcionando ao professor desenvolver diversas atividades em áreas diversas
do conhecimento. O foco mesmo da obra é disciplina matemática, pois todo poema
traz em si um problema que apelam para o raciocínio lógico dos alunos de forma
divertida.
Tema: Poemas Problemas
Duração: 20h00min
Data:
Objetivos:
·
Analisar a adequação
dos alunos quanto à interpretação do texto, levando em conta o contexto em que
estão inseridos;
·
Resolver situações-problema
envolvendo situações do campo aditivo e multiplicativo;
·
Ampliar o vocabulário
dos alunos com novas palavras;
·
Diferenciar o gênero
poema dos demais gêneros textuais;
·
Levar os alunos a
grafarem corretamente palavras contendo dígrafos;
·
Proporcionar o
conhecimento de medidas de tempo;
·
Trabalhar a
representação de figuras geométricas;
·
Reconhecer o sistema
numérico e sua representação;
·
Favorecer a noção de
tempo e espaço, assim como os meios de locomoção humana;
·
Pontuar elementos da
cultura social;
·
Conhecer os animais
e seus habitats;
·
Representar figuras
pictóricas.
Áreas do
conhecimento abordadas:
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências
Naturais, Geografia, História e arte.
Conteúdos relacionados:
·
Gênero textual:
poema;
·
Vocabulário;
·
Interpretação
textual;
·
Dígrafos;
·
Medidas de tempo;
·
Geometria;
·
Situações do campo
aditivo e multiplicativo;
·
Sistema numérico;
·
Noções de espaço;
·
Tipos de moradias;
·
Localização;
·
Noções de tempo;
·
Cultura e sociedade;
·
Animais e seus
habitats;
·
Representação
pictórica.
SEQUENCIALIDADE DE AÇÕES:
Procedimentos didáticos:
1º Encontro:
No primeiro encontro será feita uma leitura
compartilhada com o estudo do vocabulário utilizando o dicionário para conhecer
os significados das palavras. Em seguida será feita uma “leitura associativa”,
onde um cartaz será fixado no quadro e os alunos vão ter que sortear uma ficha
contendo um texto que pode pertencer a qualquer gênero textual. O objetivo da
atividade será os alunos reconhecerem os gêneros textuais e fixarem os que
pertencerem ao gênero poema no cartaz fixado no quadro.
2º
Encontro:
Aproveitando
as fichas de textos do encontro anterior, estas serão sorteadas para os alunos,
onde cada um terá que fazer a leitura de seu texto destacando as palavras que
contenham dígrafos. Em seguida, os alunos resolverão o problema da TATUAGEM
presente na página 10 do livro. Logo após, os alunos ganharão um chiclete que
contém tatuagem, onde aquele que encontrar a tatuagem do dragão representado no
poema, terá direito a mais 3 chicletes.
3º Encontro:
A
atividade começará com a fixação de um cartaz contendo a imagem dos três
lugares característicos de vivência dos animais, sendo ESPAÇO AQUÁTICO, ESPAÇO
TERRESTRE e ESPAÇO AÉREO. Sendo assim, os alunos irão sorteando as figuras dos
animais e colando no cartaz, em seu espaço apropriado. Como tarefa para casa,
os alunos terão que fazer um levantamento de alguns dados do seu bairro, tais
como: o que tem no bairro? Qual o ponto comercial mais próximo de sua
residência? Quais os tipos de moradias existentes no seu bairro?
4º Encontro:
Antes de da inicio a uma nova atividade, os
alunos terão que apresentar os resultados da pesquisa proposta no dia anterior
como atividade de casa. Posteriormente, será utilizado o problema MEU AQUÁRIO,
do livro Poemas Problemas, onde os alunos receberão a figura de uma aquário
impressa numa folha de ofício, em seguida terão que pescar os peixes para coar
no seu aquário. Feito esta atividade, os alunos passarão para a página 6 do
livro para resolver o problema BICHARADA MACHUCADA, em que eles receberão o
desenho de um sapo e de um macaco e vão ter que colar curativos nas feridas dos
bichos e, por fim, responderem quantos curativos foram utilizados.
5º Encontro:
Os alunos terão que desenhar o relógio
representado no problema QUE HORAS SÃO?, do livro Poemas Problemas. Em seguida
vão desenhando seguindo a orientação do poema para, por fim, dizerem que horas
o relógio está marcando. Como culminância da sequência didática, será produzido
o jogo JOGANDO DADOS, em que os alunos vão avançando casas através dos
resultados obtidos no lançamento dos dados. O objetivo do jogo será chegar na
caixa de bombons. O aluno que vencer terá como requisito para faturar o prêmio
fazer a leitura de um bilhete, onde está escrito que o mesmo terá que dividir
os bombons com seus colegas.
Recursos didáticos:
·
Livro de literatura
infantil: Poemas Problemas;
·
Quadro branco;
·
Imagens dos personagens
do livro;
·
Jogo Jogando o dados;
·
Caixa de textos;
·
Folhas de ofício;
·
Figuras geométricas;
·
Vara de pescar;
·
Dicionário;
·
Cartaz.
Produto final:
·
Avaliação
diagnóstica e contínua, baseada na observação;
·
Apresentação do
levantamento dos dados do bairro;
·
Resolução de
problemas matemáticos;
·
Execução do jogo Jogando os dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário