segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Sequência Didática O Fantástico Reino da Criançolândia



TURMA 3° ANO
PROFESSORA: EDMARA BRONZEADO DA SILVA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Sistematização de ações

A sequência proposta vem mais uma vez proporcionar a turminha do 3ºano do ciclo de alfabetização da escola Aguinaldo à oportunidade de aprender brincando, a reutilizar e criar ludicamente, para isso acontecer foi escolhido o texto: O Visitante Misterioso de D’Olim Marote parte 1 e 2 como ponto de partida, a partir dele os alunos enveredarão pelo fantástico reino da criançolândia efetuando as atividades propostas com ênfase no reino onde só vivem crianças.

Tema: O fantástico reino da Criançolândia
Duração: 20h00min
Data:

Objetivos:
·         Conhecer e identificar as características dos gêneros: conto e bula;
·         Ler e compreender textos de gêneros variados;
·         Levar o aluno a conhecer novas palavras e aumentar seu vocabulário;
·         Conhecer a arte do origami e kirigami dentro da geometria;
·         Resolver desafios matemáticos envolvendo situações multiplicativas;
·         Analisar objetos a sua volta comparando com figuras geométricas planas;
·         Entender que devemos cuidar de nossa saúde;
·         Conhecer alguns elementos cartográficos;
·         Observar e compreender seu espaço de vivencia;
·         conhecer brincadeiras antigas que fazem parte da cultura local;


Áreas do conhecimento abordadas:

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Geografia, História.

Conteúdos relacionados:

·         Gênero textual: conto e bula;
·         Significado das palavras;
·         Kirigami e origami;
·         Situações multiplicativas;
·         Figuras geométricas;
·         Saúde;
·         Cultura;
·         Espaço vivido;
·         Elementos cartográficos: sistema de redução, proporção e localização.


SEQUENCIALIDADE DE AÇÕES:

Procedimentos didáticos:

1º Encontro:

         No primeiro dia será realizada a leitura da 1º parte do texto: O Visitante Misterioso de D’Olim Marote, seguido da interpretação textual e de uma enquete para responder o dilema: quem é o incendiário do reino das crianças? Posteriormente será executada a brincadeira do trem das letras.

2º Encontro:

     No segundo dia de encontro a professora fará a leitura da 2º parte do conto: O visitante misterioso, a exibição do desenho: historinhas de dragões, a resolução de algumas situações problemas do campo multiplicativo e uma micro gincana com brincadeiras antigas.

3º Encontro:

         O terceiro encontro terá início com pesquisas no dicionário sobre algumas palavras encontradas do texto o visitante misterioso e o momento de recontagem do conto pelos alunos, posteriormente teremos como atividade a arte com kirigami dos soldadinhos e do filhote de dragão.

4º Encontro:

         No quarto dia a professora distribuirá entre os alunos varias bulas e em seguida analisará junto aos educandos os itens desse gênero textual e ressaltará a importância da bula para conhecimento dos medicamentos, posteriormente será produzido com a mediação da professora um medicamento para os adultos se tornarem crianças e poderem visitar o reino Criançolândia.

5º Encontro:

          Para culminância da sequencia didática os alunos construíram maquetes com embalagens de produtos utilizados por eles em suas respectivas casas, analisando com auxilio da professora os elementos cartográficos e geométricos desses produtos, no momento seguinte a educadora tomará o antidoto criado pelos alunos e visitará caracterizada de criança o reino Criançolândia.


Recursos didáticos:

·         Texto: O visitante Misterioso de D’Olim Marote;
·         Figurino infantil;
·         Quadro branco;
·         DVD do desenho historinha de dragões;
·         Dicionário;
·         Cartazes;
·         Isopor;
·          Embalagens de produtos usados;
·         Olhas de oficio;
·         Cola de isopor;


Produto final:

·         Avaliação diagnóstica e contínua, baseada na observação;
·         Apresentação de cartaz;
·         Exercício de verificação da aprendizagem;
·         Construção de maquete;
·         Pesquisa em dicionário;
·         Apresentação do conto;
·         Confecção de origamis e kirigamis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário