TURMA 3° ANO
PROFESSORA: EDMARA
BRONZEADO DA SILVA
SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES
Sistematização de ações
A partir dos estudos do caderno 6 do
PNAIC, que aborda o tema: GRANDEZAS E MEDIDAS, foi proposta a elaboração e
realização de sequencias de atividades espelhadas nos relatos de experiências,
contidas no caderno citado acima, para trabalhar de forma mais solida os temas:
volume e capacidade, demonstração de produtos, tempo, receita culinária e
construção de calendário.
Tema: Grandezas e Medidas
Duração: 10h00min
Data:
Objetivos:
·
Reconhecer as
medidas de intervalo de tempo;
·
Compreender ideias
de antes e depois;
·
Consolidar o
conhecimento a cerca do sistema monetário brasileiro;
·
Comparar grandezas
sem medir, unicamente diante da alteração de formato dos objetos e recipientes;
·
Refletir sobre a
conservação de volume;
·
Refletir sobre as
relações familiares, respeito e solidariedade;
·
Abordar as grandezas
massa e capacidade;
·
Explorar o gênero
textual instrucional receita;
·
Reconhecer o uso do
calendário no dia a dia;
·
Identificar: dia,
mês e ano;
·
Comparar o tempo e
usar os dados para organizar informações;
·
Construir tabelas e
gráficos;
·
Trabalhar com
contagem.
Conteúdos relacionados:
·
Volume e capacidade;
·
Unidades de medida
de massa e capacidade;
·
Medidas de tempo;
·
Consolidar o
conhecimento a cerca do sistema monetário brasileiro.
·
Receita culinária.
SEQUENCIALIDADE
DE AÇÕES:
Procedimentos didáticos:
1º Encontro:
No
dia 03 de novembro serão realizadas
tarefas referente a medições do tempo, através da observação da rotina
da sala de aula e do dia- a – dia dos educandos. Os alunos responderão
atividade impressa referente a rotina escolar, por exemplo: hora da leitura
deleite, hora do lanche e da recreação, posteriormente será construído um
relógio da rotina e pequenos relógios para os alunos representarem a hora do
dia mais significativa para eles.
No segundo horário trabalharemos volume
e capacidades através da compreensão e interpretação do livro: irmãos gêmeos e
da manipulação de farinha com copinhos descartáveis em recipientes diferentes
para analisarmos qual mantinha maior volume e o qual tinha capacidade para
receber mais farinha, seguido da experiência com garrafinhas de formas
diferenciadas, mas com a mesma capacidade, para os educandos reconhecerem que
muitas vezes as aparências enganam.
2º
Encontro:
No segundo
dia, 04 de novembro, será realizada a construção do calendário com cartolina,
nesse calendário serão anexados: meses do ano, dia, palitinhos representando
unidades e dezenas semanais, também será possível estudar o clima através da
observação do tempo diário, será realizado também atividade impressa sobre dia,
semana, mês e ano.
Após o intervalo será trabalhado o gênero textual
instrucional: Receita. Primeiramente dialogaremos sobre as características do
gênero, depois será apresentada as receitas de bolo simples e docinho caseiro,
após a analise das receitas, vivenciaremos uma aula de culinária com a receita
dos docinhos caseiros, onde a professora e os alunos participarão de todo o
processo até a degustação.
3º Encontro:
No
terceiro dia, como culminância da sequencia de atividades será realizada uma
feira da alimentação no auditório da escola Aguinaldo, integrando o
pré-escolar, o ciclo de alfabetização, o ensino fundamental e o mais educação.
Nesta feira os alunos receberão dinheiro simbólico para comprar as guloseimas e
comidas preparadas pelos docentes com auxílio dos discentes, a feira acontecerá
da 9:00 as 11:00 horas, cada banca terá
um educando como vendedor. Ao final os alunos responderão um questionário sobre
as receitas expostas na feira e dos valores utilizados nas compras.
Materiais didáticos:
·
Livro: irmãos gêmeos;
·
E.V.A;
·
Quadro branco;
·
Cartazes;
·
T.N.T;
·
Leite, leite
condessado, margarina, ovos, açúcar, farinha de trigo;
·
Embalagens de
garrafas de formas diferentes;
·
Cartolinas;
·
Vasilhas;
·
Copos descartáveis;
·
Isopor;
·
Folhas de oficio;
·
Cola;
·
Prato de papel;
·
Tinta guache;
Produto final:
·
Avaliação
diagnóstica e contínua, baseada na observação;
·
Apresentação de
cartaz;
·
Questionários de
verificação da aprendizagem;
·
Construção de
calendários e relógios;
Play Slots For Real Money at New York's Best Casinos
ResponderExcluirAre you looking for 경주 출장안마 the 파주 출장안마 best slots games in New York casinos? At MapYRO, 당진 출장샵 we have the 안양 출장마사지 best real money slots online 창원 출장샵 for you!